top of page

6 tipos de orquídeas que vão mudar sua casa (e como cuidar!)

Nesse artigo você vai aprender:

  • Os tipos mais buscados de orquídeas

  • Para qual caso cada orquídea é indicada

  • Espécies que você ainda não conhece!

  • Um guia completo de como cuidar das suas orquídeas

  • Dica bônus: Uma forma prática de ter orquídeas bonitas e saudáveis

Você já ganhou uma orquídea de presente? Se não, tenho certeza de que alguma mulher da sua família já foi presenteada com essa planta maravilhosa, por ser um presente comum em datas comemorativas tipo dia das mães.

Mas já reparou que existem vários tipos de orquídea? Tem grande, tem menorzinha, tem de várias cores, umas muito perfumadas, outras nem tanto… E com tanta variedade, como saber qual escolher?

Porque, confessa aí, você já se perguntou o que fazer depois de ganhar aquele vasinho bonito todo enfeitado cheio de papel brilhante depois das flores murcharem, né? Então, nós trazemos a solução!

Nesse artigo, vamos ver quais são os principais tipos de orquídea que achamos aqui no Brasil, e como você pode cuidar para que ela floresça muitas e muitas vezes.

Cattleya.jpg

1. Orquídea Cattleya: as queridinhas dos brasileiros

Gente, é muita orquídea. No mundo todo, tem mais de 50 mil espécies, mas vamos focar aqui no Brasil que é melhor, né? Só aqui no nosso país existem cerca de 2500 tipos. Por isso,, vamos começar com as do gênero Cattleya.

Esse é um dos mais populares aqui no Brasil. Ela dá flores geralmente grandes, variando entre tons roxos, rosa e brancos e tem um perfume muito bom. De modo geral, as orquídeas gostam de luz do sol indireta, ou seja, elas gostam de receber luz filtrada, e não aquele sol forte. 

Na hora da rega, existe um certo mito de que orquídeas não gostam de água. Mas isso é fake news! Elas gostam de água sim, só não que essa água fique parada nas suas raízes, porque isso vai fazê-las apodrecerem.

Então, se a sua orquídea ficar em um vaso, pode molhar bastante, até a água escorrer pelo fundo do vaso, mas regue novamente só quando o substrato dela estiver levemente seco.

Uma dica se você ficar dúvida se já pode molhar ou não, é colocar o dedo ou um lápis na terra, dar uma mexidinha com ele, e se sair sujo ou úmido é porque ainda não está na hora, mas se ele sair limpo pode regar. 

“Ah, mas eu não tenho a orquídea no vaso normal, eu plantei ela em um cachepô, sem furos!”.

Bom, nesse caso, você vai colocar água na sua orquídea, deixar umas duas horas para ela absorver, e depois virar o vaso em algum lugar para escorrer essa água que ficou sobrando. E cuidado para não molhar a flor, porque aí isso vai fazer ela murchar mais rápido.

Algumas orquídeas são epífitas, ou seja, são plantas que se desenvolvem na base de outras plantas, por isso é muito comum você ver essas flores plantadas em árvores.

Se esse for o caso da sua planta, você pode regá-la com mais frequência, pois estando em uma árvore suas raízes ficam mais expostas e secam com mais facilidade.

5-Oncidium_Foto-Propria-min-1-1536x1024.jpg

5. Orquídea Oncidium: aquela que não pode ser nomeada

Uma espécie também muito popular para se presentear é a Oncidium, ou chuva de ouro (não, não é aquela chuva de ouro, mente suja!).

Ela recebe esse nome porque suas flores amarelas formam lindas cascatas. Essa orquídea gosta de clima tropical, e idealmente ambientes que têm uma diferença de temperatura do dia para a noite.  

6. Orquídea  Vanda: uma espécie com raízes aéreas

E enfim temos a orquídea Vanda. Essa orquídea tem um diferencial, porque ela é de raízes aéreas, ou seja, essa aqui você precisa ter suspensa, seja em uma árvore ou em um vaso especial, que tem espaços abertos onde ela pode encaixar as raízes. 

Como as raízes dela ficam para fora, ela acaba desidratando com mais facilidade.

Portanto esse tipo de orquídea deve ser molhada com mais frequência, tanto as raízes quanto as folhas, ou mantê-la, se possível, um local com bastante umidade.

Você vai saber se o nível de umidade está adequado pelas raízes dela, que devem estar verdes ou esverdeadas. 

Cymbidium.jpg

2. Orquídea Cymbidium: uma opção para climas mais amenos

Agora, seguindo na lista de gêneros, também as Cymbidium, que dão flores um pouco menores que as Cattleyas, e a folhagem mais comprida e fina.

 Essa espécie de orquídea leva os mesmos cuidados do que a anterior no geral, mas uma dica é que ela gosta de climas mais amenos, nem muito frio nem muito quente.

Se o calor estiver muito forte aí onde você mora, pode regar ela com água gelada para deixar a temperatura mais agradável para sua planta. Ela geralmente dá flores nas épocas mais frias, como o outono e o inverno.

Dendrobium.jpg

3. Orquídea Dendrobium: a olho de boneca

Agora, vamos para a espécie Dendrobium, também conhecida popularmente como “olho de boneca”.

Essa orquídea gosta de climas tropicais, com mudanças de temperatura durante o ano. Ela pode ser cultivada em meia-sombra, como as anteriores, e também em sol pleno.

Phalaenopsis.jpg

4. Orquídea Phalaenopsis: a mais escolhida para presentear

Vamos agora para a queridinha dos presentes, Phalaenopsis, que também chamamos de orquídea borboleta.

Essa orquídea dá as flores em longas hastes, e a folhagem grande fica apenas na sua base. Ela gosta de climas quentes e úmidos.

Por último, uma dica pra você que gosta de plantas ornamentais, como as orquídeas. A Brota Decor!

Um vaso autoirrigável que vai te ajudar a manter suas plantas sempre com a umidade ideal, sem trabalho nenhum! Além do design sofisticado, ela permite que você fique até 90 dias sem precisar regar.

Por meio de um sistema de raízes artificiais, feitas a base de algodão e acetato de celulose, a própria planta dá o sinal para o reservatório. Isso faz com que suas plantas sejam regadas sempre na quantidade certa.

Ela vem em 4 cores diferentes para você combinar com a sua decoração, e é feito de plástico 100% reciclável, e ainda tem esse visor para você poder acompanhar com facilidade o nível da água da sua planta. Gostou da dica?


 

Boas práticas para cuidar de qualquer tipo de orquídea
 

Bom, como vocês sabem existem muitas e muitas espécies de orquídeas, e cada gênero tem vários tipos, mas infelizmente não podemos listar todas aqui. Mas então, vamos repassar os cuidados que devemos ter com essa planta?

Nós aprendemos aqui que as orquídeas não são muito fãs de sol direto, certo? Então, lembre-se de mantê-las onde tem claridade, mas não onde o sol fica lá torando o dia todo. 

Se você preferir, pode colocar ela no sol nas horas em que ele está mais fraquinho, tipo de manhã bem cedo ou no fim da tarde. Duas horas de sol por dia é o ideal. 

O vaso dela precisa ter aquela camadinha de material de drenagem, a manta e o substrato certo pra ela, que como sabemos não pode ficar retendo umidade, ou a raiz da orquídea apodrece.

Os tipos de vasos mais comuns de se plantar orquídeas são aqueles de plástico transparente, que ajudam a observar a umidade do seu substrato, e aqueles de argila com vários furinhos.

Se você fizer uma pesquisa aí nos e-commerce ou ir em alguma floricultura, vai ver que existem substratos prontos já próprios para orquídeas. 

Mas se você preferir fazer aí na sua casa, você pode fazer uma mistura com brita, casca de pinus, carvão e musgo esfagno. Esse último é bem facinho de achar também e é um material orgânico que ajuda muito a orquídea a se desenvolver e formar as raízes. 

Sobre a adubação, ela também precisa ser feita na orquídea, e os mais indicados são o Bokashi ou os adubos próprios para elas que você encontra com facilidade nas lojas. 

A poda de limpeza também deve ser feita na sua planta, onde você vai remover os galhos e flores que já estiverem bem murchos e secos, e não se esqueça de passar canela em pó ou o extrato de própolis onde você cortar para ajudar na cicatrização e evitar que entrem fungos e bactérias na sua plantinha.  

1º TÉCNICA : LOCAL DE CULTIVO

image.png

Onde devo colocar minha orquídea?

 

O 1º passo para o sucesso no cultivo das orquídeas é colocá-las no local certo, por que escolhendo bem a “casa” das suas orquídeas elas vão conseguir crescer, brotar, enraizar e o melhor: florir.

 

Como é esse local perfeito?

 

As orquídeas precisam de um local com bastante luz, porém não pode pegar sol direto em suas folhas, então alguns locais ideias são:

 

Varandas que sejam claras, garagens, corredores, próximas a portões e janelas, sacadas, áreas de serviço, debaixo de árvores, amarradas em árvores ou qualquer outro local que tenha bastante luz mas que nunca pegue o sol direto, nem o sol da manhã ou o final da tarde.

 

Para criar o local perfeito, existe um grande aliado chamado sombrite. Ele serve para filtrar o sol que chega até suas orquídeas, fazendo com que ela sempre tenha luz, mas nunca pegue o sol direto.

image.png

O segundo ponto para o local perfeito é a ventilação,
então procure deixar suas orquídeas em um ambiente
arejado, mas sem excesso de vento.
Resumindo: cultive suas orquídeas em local claro (mas
sem sol direto) e arejado.

image.png
image.png
image.png

2º TÉCNICA :

 TIPOS DE VASOS

Quais tipos de vasos posso usar?


As orquídeas podem ser cultivadas em: vasos de
plástico, vasos de barro, cachepot de madeira,
tronquinhos ou até em árvores (as orquídeas não
tiram nutrientes das árvores onde moram, elas
apenas usam o tronco das árvores como abrigo).


Quando cultivadas em vaso ou cachepot esses
devem ser bem furados para que as raízes se
mantenham bem arejadas.


CUIDADO: As orquídeas gostam apenas de vasos
apertados, por isso quando for plantar suas
orquídeas sempre use um vaso onde ela ocupe todo
o espaço.

image.png

3º TÉCNICA :
SUBSTRATO

O que uso para plantar as orquídeas?


Primeiro ponto é saber que as orquídeas não podem
ser plantadas em terra, elas precisam de um substrato
(em sua maioria feita de casca de árvores) para viver
e enraizar bem.
O Substrato para as orquídeas é onde suas raízes vão
se fixar, e caso ele seja de má qualidade sua orquídea
não irá se desenvolver.
Um bom substrato é aquele que consegue permitir a
drenagem em suas orquídeas, não deixando acumular
água no vaso.
CUIDADO: A Casca de macadâmia e o Chip de coco
apesar de muito famosos, são nocivos às orquídeas e
liberam em suas raízes substâncias tóxicas que só
atrapalham seu cultivo.

image.png

Então, como fazer o substrato perfeito?


Após muitos anos de estudo e testes de vários
produtos - chegamos ao nosso substrato perfeito que
se adapta em todas as orquídeas e tem como
resultado lindas raízes e brotações.
Nossa Fórmula para ele é:
60% de Casca de pinus
20% de musgo/ Sphagnum
20% de Carvão
Com essa fórmula conseguimos ter bastante
drenagem, mas sem desidratar as orquídeas e o
carvão auxilia a manter os adubos nas plantas por
mais tempo para que elas consigam absorver melhor.

image.png

 4º TÉCNICA :
REGA

Como regar as orquídeas?


Regar as orquídeas parece ser a parte mais simples do
cultivo, mas na verdade a maioria das pessoas acaba
não sabendo como regar bem suas orquídeas para
mantê-las hidratadas sem afogar as plantas.


A dica principal sobre rega é o horário em que ela é feita,
pois no horário ideal suas orquídeas vão conseguir se
manter hidratadas por mais tempo.


O ideal é sempre molhar as orquídeas pela manhã e
sempre evitar as horas mais quentes do dia (das 10h às
15h), mas caso você não consiga pela manhã, pode
molhar entre às 16h e 17h da tarde também.
Não é indicado molhar suas orquídeas a noite, pois isso
faz com que o ambiente úmido seja local ideal para
doenças como lesmas e cochonilhas.

image.png

A frequência da rega, ou seja, quantas vezes por semana
você vai molhar depende de vários fatores como:


Estação do ano - nas estações quentes você deve molhar
mais.
Região do País - regiões mais secas precisam de mais
regas.
Tipo de vaso - orquídeas cultivadas em vasos de cerâmica,
cachepot de madeira ou tronquinhos precisam em sua
maioria do dobro de rega em relação às cultivadas em vasos
de plástico.


Por isso rega é a observação, viu que sua orquídea está com
substrato seco pode regar de novo, até todos os dias se for
seu caso.


CUIDADO COM A CHUVA


O excesso de chuva pode apodrecer suas orquídeas
e também causar várias doenças, por isso prefira
cultivar em locais cobertos para não ter esse tipo de
problema.

5º TÉCNICA :
ADUBAÇÃO

Como adubar as orquídeas?

Assim como nós precisamos de alimento para viver
bem, as orquídeas precisam de adubos para brotarem
e crescerem.


Existem uma infinidade de tipos de adubos, marcas e
fórmulas de adubos para as orquídeas que acaba
deixando os cultivadores muito confusos e muita gente
compra diversos produtos sem saber usar.


Para facilitar, eu classifiquei a adubação de orquídeas
em 2 passos e com isso sei exatamente o que aplicar

Passo 1 - adubos para crescimento: esses adubos
possuem em sua formulação nutrientes que fazem suas
orquídeas brotarem, enraizarem e ficarem fortes - o meu
favorito é o adubo Bokashi que além de ter tudo isso é
orgânico e de muito fácil aplicação, apenas uma medida
de café por mês na borda do vaso e pronto!

Passo 2 - adubos para floração:
Uma orquídea com 4, 5 flores ou aquelas com longas
hastes florais é o sonho de qualquer um, não é mesmo?


E por isso, temos os adubos de floração, que estimulam
suas orquídeas a darem lindas e lindas florações,
graças aos ótimos nutrientes que ele fornece para a
planta.


 Aqui deixo a indicação da marca Peters com a
formulação 9-45-15 (a mesma que usamos nas nossas
orquídeas).


A aplicação de adubos de floração é sempre de forma
foliar, ou seja, diluir na água e borrifar nas orquídeas,
sendo a frequência ideal a cada 15 dias - durante todo o
ano!


Mas e se minha orquídea estiver florida,
posso aplicar o floração?


Sim! Você pode aplicar o floração mesmo nas
orquídeas floridas, mas desvie das flores pois se houver
a aplicação do adubo nas flores elas duram menos
tempo.


Utilizando apenas esses 2 tipos de adubos você terá
muito sucesso e não vai precisar comprar muitos
produtos para passar sua orquídea!

6º TÉCNICA :
COMBATE DE DOENÇAS

image.png

Fungos: Os fungos nas orquídeas são muito


agressivos acabam com as folhas, os brotos novos e
as raízes, as principais doenças causadas por fungos são:


Podridão negra, antracnose, ferrugem, e manchas nas folhas.


Quando sua orquídea fica muito molhada o ambiente
fica propício para o desenvolvimento de fungos, Por
isso é muito importante ter um substrato ideal para as
orquídeas e regá-las da maneira correta, assim você
garante que elas se mantenham hidratadas mas sem
ter problema de apodrecimento de raízes.
Para combater os fungos você deverá aplicar o
fungicida (Indicamos Forth Jardim ou Dimmy)
Fungos nas Orquídeas

image.png

Existe uma técnica para aplicar seus produtos de combate que torna o produto muito potente:

 

1º Molhe suas orquídeas pela manhã;

 

2º Aplique o produto no final do dia (após às 17h);

 

3º Deixe sua orquídea sem regar entre 2 a 4 dias para que o produto tenha efeito;

 

4º Volte a regar normalmente;

 

5º Repita o processo mais uma vez depois de 7dias;Lesmas e Caracóis

 

As lesmas e caracóis atacam as orquídeas sempre nas
raízes, brotos novos e botões. Para combater esse
problema você deve colocar 2 bolinhas de Lesmicida
em todas as suas orquídeas de 2 em 2 meses e em
caso de infestação - aplique toda a semana até ver o
fim das lesmas e caracóis.

image.png

Orquídea Phalaenopsis 

Phalaenopsis amarela.webp
Phalaenopsis vermelha.webp
Phalaenopsis. dalmata.webp
Phalaenopsis rosa.webp

 Phalaenopsis amarela 

 Phalaenopsis vermelha

 Phalaenopsis dalmata

 Phalaenopsis rosa

Phalaenopsis pintadinha.webp
Phalaenopsis bege.webp
Phalaenopsis vinho.webp
Phalaenopsis branco creme.jpg

Phalaenopsis Pintadinho 

Phalaenopsis Bege 

Phalaenopsis Vinho Flameado 

Phalaenopsis Branco Creme

Phalaenopsi pêssego.jpg
Phalaenops semi-alba pink.webp

Phalaenopsis Pêssego

Phalaenopsis Pêssego

Orquídea Cattleya

Phalaenopsis Amarelo muda aproximadamente 2 anos para florir!

Phalaenopsis muda é um das orquídeas mais queridas de todos, seja por seu fácil cultivo ou pela sua capacidade de produzir flores o ano todo, ela encanta dos mais jovens cultivadores até os mais experientes!

As cores das flores podem sofrer pequenas variações no contorno e na tonalidade

Essa espécie é uma maravilha para você que ama cultivar orquídeas!

Como cuidar das orquídeas?

Manter em local claro, sem sol direto e regar sempre que o vaso secar (cultivo básico das orquídeas). Você deve plantar sua orquídeas em substrato adequado e indicamos utilizar casca de pinus, carvão e musgo no plantio das orquídeas. Faça isso com sua muda de Phalaenopsis.

Sempre mantenha em vaso do tamanho proporcional ao da sua orquídea, nunca sendo um vaso que tenha muito espaço para elas, pois as orquídeas gostam de vasos apertados.

Cattleya amarelo com vermelho híbrida.webp

Cattleya Amarelo com Vermelho Híbrida

Cattleya-mariposa híbrida.webp
Cattleya branca e amarela híbrida.webp

Cattleya Mariposa Híbrida

Cattleya Branca e Amarela Híbrida

Cattleya vermelho híbrida.webp

Cattleya Vermelho Híbrida Pré-adulta

Cattleya semi-alba híbrida pré adulta.webp
Cattleya laranja.webp
Cattleya amarelo com vermelho híbrida.webp

Cattleya Laranja Híbrida Pré-adulta

Cattleya Amarelo com Vermelho Híbrida Pré-adulta

Cattleya rosa.webp
Cattleya salmon.webp

Cattleya Semi-alba Híbrida

Cattleya rosa exótica.webp

Cattleya Rosa Exótica Híbrida

Cattleya Roxa Híbrida

Cattleya lilás.webp

Cattleya Lilás Híbrida

Cattleya Salmon Híbrida

Cattleya vermelha e amarela.webp

Cattleya Vermelha e Amarela Híbrida

Cattleya amarela com rosa.webp

Cattleya Amarela com Rosa Híbrida

Essa é a linda orquídea Cattleya é  muito bonita, seu vegetal da lindos bulbos, sendo mudinhas, o tempo aproximado para floração é de 2 anos, florindo respectiva época de floração.
O porte da flor é grande e ela é uma linda orquídea Cattleya.

Nossas  Orquídeas Cattleyas muda são referência no mercado, sendo em sua maioria orquídeas importadas e produzidas com excelência buscando sempre oferecer plantas fortes e que dão muitas florações.

Orquídea Denphal

Denphal-vermelho-carmim.webp
Denphal dark.webp
Denphal pink.webp
Denphal vinho.webp

Denphal Vermelho Carmim

Denphal Dark

Denphal Pink

Denphal Vinho

Denphal verde do labelo roxo.webp
Denphal branco.webp
Denphal branco lisrado.webp
Denphal roxo.webp

Denphal Verde do Labelo Roxo 

Denphal Branco 

Denphal Branco Listrado de Rosa 

Denphal Roxo

Denphal rosa e branco.webp
Denphal coerulea.webp
Denphal rosa e roxo.webp
Denphal rosa listrado.webp

Denphal Rosa e Branco

Denphal Coerulea

Denphal Rosa e Roxo

Denphal Rosa Listrado

Orquídea Dendrobium

Dendrobium nobile amarelo.webp
Dendrbium nobile branco.webp

Dendrobium Nobile Amarelo

Dendrobium Nobile Branco

Dendrobium nobile amarelo do olho preto.webp

Dendrobium Nobile Amarelo do olho preto

Dendrobium nobile lilás do olho branco.webp

Dendrobium Nobile Lilás do olho branco

Dendrobium nobile branco do olho preto.webp
Dendrobium nobile branco do olho vinho.webp

Dendrobium Nobile Branco do olho preto

Dendrobium Nobile Branco do olho vinho

Dendrobium nobile roxo.webp

Dendrobium Nobile Roxo

Dendrobium nobile branco com rosa.webp

Dendrobium Nobile Branco com rosa

Dendrobium nobile amarelo mini rosado.webp

Dendrobium Amarelo Mini Rosado 

Dendrbium thyrsiflorum.webp

Dendrobium Thyrsiflorum

Dendrobium stardust.webp
Dendrobium densiflorum.webp

Dendrobium Stardust

Dendrobium Densiflorum

Dendrobium agregatum.webp

Dendrobium Agregatum

Dendrobium  crysotoxum.webp

Dendrobium Crysotoxum

Dendrbium rosy cluster.webp

Dendrobium Rosy cluster

Orquídea Cymbidíum

pendente-vermelho-flor.webp
cymbidium-pendente-bege.webp

Cymbidium Pendente Vermelho

Cymbidium Pendente Champagne

cymbidium-rosa-flor-02.webp

Cymbidium Rosa

cymbidium-pendente-doroty.webp

Cymbidium Pendente Doroty

11-orchid-cymbidium-chocolate-brown_opt-300x300-1.webp
cymbidium-pendente-vinho.webp

Cymbidium Chocolate

Cymbidium Pendente Vinho

cymbidium-laranja-flor.webp
cymbidium-amarelo-flor.webp
cymbidium-salmão.webp

Cymbidium Laranja

Cymbidium Amarelo

Cymbidium Salmão

cymbidium-vermelho-flor.webp
Cymbidium-Castle-Hill.webp
cymbidium-laranja-flor.webp

Cymbidium Vermelho

Cymbidium Pessego

Cymbidium Laranja

Orquídea Vanda

Vanda-Chantra-1.webp
vanda-azul-flor-mikasa-blue.webp
vanda-flor-rosa-anek-x-similian.webp

Vanda Vermelha

Vanda Azul 

Vanda Pink 

Vanda-DR-anesk-X-Kasem-Delight.webp

Vanda Rosa

vanda-amarela.webp

Vanda Amarela

bottom of page